Painel de Restauro para a Igreja Matriz de Alhos Vedros.
A Igreja sofreu um restauro no interior e diversos Santos foram restaurados, entre eles o São Sebastião, que tem uma capela dedicada a ele, na Igreja de Alhos Vedros.
Algumas partes que cobriam as partes inferiores dos altares foram retiradas e descobertas algumas pinturas originais que estavam tapadas por coberturas de madeira que cobriam esses espaços.
Noutras não se encontrou debaixo nada de relevante e depois de retirada a cobertura em madeira, o espaço vazio ficou assim...
No caso da capela de São Sebastião, o padre Carlos sabiamente, quis que retomasse o azulejamento que reveste toda a capela, feito por um dos maiores pintores da arte da Azulejaria do séc. XVII em Portugal (...confirmarei posteriormente quem é o artista).
O Padre Carlos, pediu-me para restaurar partes de azulejos que faltavam na Capela de São Sebastião, que é a primeira capela do lado direito quando se entra na Igreja Matriz de Alhos Vedros.
Detalhes:
O primeiro passo foi fotografar todas as partes que tinham de ser restauradas e refeitas. Foi um trabalho exaustivo porque toda a montagem das partes em falta foi feita na minha oficina e não na Igreja, devido a todas os azulejos terem de ser pintados na técnica de majólica (sobre vidrado crú), com vidrado de maneira a que se parecesse o máximo possível com o original. (*nota)
Foi como montar um puzzle gigante. Foram estes detalhes que mais tempo demoraram a ser feitos, porque tudo tinha de ficar certo quando fossem embutidos.
Os painéis laterais e central foram redesenhados de acordo com que também ficassem o mais parecidos com a pintura original.
O resultado final ficou assim:
Vista geral:
continua...
Um comentário:
ficou bom demais
Postar um comentário