domingo, novembro 08, 2015

O Ciclo do Pão-Painéis para a Padaria do Tó em Alhos Vedros

O ano de 2013 deu-me o prazer de fazer um trabalho para o meu amigo Tó que tem uma padaria especializada em pão alentejano.
O pão alentejano é por si só a base de alimentação do Alentejo e o pão do Tó é dos que têm mais saída aqui na região do sul do Tejo. Eu também sou um consumidor do pão que ele faz e isso aliou-se à sua vontade de colocar dois painéis, na sua remodelada padaria, um toponímico e outro um mural com o ciclo do pão.
As cores usadas neste painel são os sépia que depois foram coloridos, para dar uma ideia das fotos antigas que eram depois coloridas à mão.

A primeira fase foi a pesquisa a estrutura do friso que eu quis que fosse solto, apenas delimitado por espigas de trigo.
A segunda fase foi a pesquisa de imagens relacionadas com o ciclo do pão que eu queria que apresentasse desde a ceifa, até ao enfornamento, passando pela sua ida para a moagem em moinho de vento. Queria também que o painel fosse situado nos princípios do séc. XX e que apresentasse dois tópicos históricos sobre a feitura do pão na Grécia antiga e no Egipto antigo, tudo isto retratando uma atmosfera romântica e bucólica... O friso seria recortado, mas solto.
Vamos lá a ver como eu resolvi isto, desde a fase de desenho até à coloração total.

*Nota: algumas cores, como o azul do céu (óxido de cobalto), são cinzentos que só depois viram azuis na cozedura.

The year 2013 gave me the pleasure of doing a artistic tiles work  for my  friend Tó, who has a specialized bakery in regional bread.
The regional bread is itself the "Alentejo" power base and Tó bread is those with more output here in the south of the Tagus region. I am also a consumer of bread he does and it has teamed up with his willingness to put two panels in its remodeled bakery, a toponymic and other a wall with the bread cycle.
The colors used in this panel are the sepia which were then colored, to give an idea of old photos which were then colored by hand.

The first phase was the search to frame structure I wanted it to be released, only delimited ears of wheat.
The second phase was the search of images related to the bread cycle I wanted to produce from the harvest until the baked, through his going to the grinding windmill. I also want the panel to be set in the early century XX  and to present two historical topics on the making of bread in ancient Greece and ancient Egypt, all depicting a romantic atmosphere and bucolic ... The frame was cut, but loose.

Let's see how I solved this, from the design phase to full color.

* Note: Some colors, such as sky blue (cobalt oxide), are gray that only then saw blue in cooking.










O meu ar de satisfação demonstra além do alívio de o painel estar finalmente terminado, que o resultado final vai corresponder às minhas expectativas :)

Os leitores podem agora comprovar se eu estava correto...

A Placa toponímica para o exterior da padaria...
Este é o filme que mostra como funciona a Padaria do Tó que faz o melhor pão alentejano da margem sul do Tejo 
Para uma melhor qualidade de vídeo nas definições escolha 720p HD

This is the movie that shows how the Tó Bakery that makes the best bread of Alentejo in south bank of the Tagus river
For better quality video select 720p HD in settings

domingo, agosto 09, 2015

O CRI fez 100 anos ! Relógio de oferta ao CRI



O CRI, Clube Recreio e Instrução de Alhos Vedros, comemorou o seu 100º Aniversário.
Esta foi a minha oferta ao Clube em 2006.
Parabéns ao CRI !



















Esta oferta pretende homenagear o CRI, pela sua elevada contribuição para o desenvolvimento cultural, artístico e desportivo da população de Alhos Vedros, através do seu historial de actividades como o Teatro, a leitura, com a implementação de uma biblioteca ainda na década de 1920 o desporto com a sua equipa de séniores que por muitos anos deu tantas alegrias e tristezas aos seus sócios e simpatizantes, no saudoso "Parque Desportivo S.Lourenço".
O CRI, merece esta oferta porque faz honrar o nome de Alhos Vedros, desde há 91 anos e esperemos que mais 91 anos se lhe sigam, nesse caminho de glória.
O relógio que agora oferto, foi trabalhado a partir de documentos de arquivo do próprio Clube e tem referências ao histórico do CRI, exibindo a imagem do seu fundador, Francisco de Azevedo, o simbolo do Teatro, o nº 0, do jornal "ORIENTE", com a declaração manuscrita dos Estatutos do CRI e uma imagem que representa as actuais escolinhas e escalões infantis de Futebol.
Espero que este meu gesto sirva apenas como um incentivo para "O CRI", grande Clube Alhos Vedrense !

Outras colectividades de Alhos Vedros, e do Concelho da Moita, estão na calha, para receberem também relógios de oferta da Azulejaria Artística Guerreiro, assim o tempo me permita, pois acho as Colectividades e Associações de Alhos Vedros e Concelho da Moita, a base Cultural mais relevante e mais próxima do Povo e por isso as Instituições mais importantes da nossa vida colectiva.

Luís Cruz Guerreiro

quinta-feira, julho 23, 2015

Festas de Alhos Vedros 2015-O Cartaz Vencedor

As Festas de Alhos Vedros acontecem sempre em finais de Julho e princípios de Agosto.

Este ano depois de uma votação online e também pessoal na sede da Comissão de Festas de Alhos Vedros e no Café Atrium em Alhos Vedros, o cartaz vencedor foi o meu.
Fico contente pelo resultado e saúdo todos os que concorreram.

The Alhos Vedros Festivity, always happen in late July and early August.

This year after an online vote and also personal vote at headquarters Alhos Vedros of the Commission and the Atrium Café in Alhos Vedros, the poster that won was mine.
I am happy for the result and I greet all those who contributed.

Luís Cruz Guerreiro