"Manuel da Costa Ataíde, Nota biográfica: (1762 - 1830) pintor, dourador e colorista e entalhador. Considerado um importante artista do barroco de Minas Gerais. As referências podem ser observadas em seu trabalho com os modelos europeus de Bíblias e catecismos, como as gravuras de Jean-Louis Demarne.
Seus trabalhos mais notáveis são as pinturas para a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto, realizado entre 1801 e 1812
Segundo o crítico, Lélia Coelho Frota, o artista, provavelmente usou os seus quatro filhos como modelos para os anjos que adornam os tectos vários e painéis que ele executou, e sua esposa para a execução da mulata Madonna retratadas no teto da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto.
Manoel da Costa Athaide distingue-se como um dos principais nomes do Rococó pintura de Minas Gerais no início do século 19. Como todos os artistas da época, sua actividade como pintor incluído o dourado ea coloração da carne de imagens esculpidas e elementos decorativos, murais e painéis pintados, mas principalmente a pintura decorativa de Igreja forros e tetos.
Sua obra mais bem sucedida foi novamente realizado em colaboração com Aleijadinho, na Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, Athaide pintou o teto da nave da capela, com o tema central da Assunção da Virgem, legando para nós um dos mais perfeitos exemplos da pintura de perspectiva a partir do Brasil período colonial.
O filho de imigrantes Português, não está claro como Athaide recebeu a sua formação artística.
Seu pai, Luiz da Costa Athaide, faz uma aparição nos registos das ordens religiosas como um prestador de serviços não especificados, sendo provável que ele contribuiu para a formação de seu filho.
Em 1818, ele recebeu uma certificado do Senado da Câmara de Mariana como um "professor de artes de arquitetura e pintura ".
O alto valor artístico de Manoel da Costa Athaide reside na superioridade técnica de seus trabalhos, marcado pelo desenho em perspectiva perfeita, pela harmonia cromática e pelo desenho expressivo que já
foram mencionados.
O artista também ficou conhecido, no entanto por seus anjos mulatos e virgens, inspirado por sua amante e filhos."
Manuel da Costa Ataíde
Teto da nave da igreja de São Francisco de Assis
Ouro Preto (Brasil) 1801, parte central