domingo, abril 18, 2010

Anjos Barrocos de Ouro Preto

Estes painéis de dois azulejos pintados em azul cobalto, são baseados na obra de Manuel da Costa Ataíde.



"Manuel da Costa Ataíde, Nota biográfica: (1762 - 1830) pintor, dourador e colorista e entalhador. Considerado um importante artista do barroco de Minas Gerais. As referências podem ser observadas em seu trabalho com os modelos europeus de Bíblias e catecismos, como as gravuras de Jean-Louis Demarne.
Seus trabalhos mais notáveis são as pinturas para a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto, realizado entre 1801 e 1812
Segundo o crítico, Lélia Coelho Frota, o artista, provavelmente usou os seus quatro filhos como modelos para os anjos que adornam os tectos vários e painéis que ele executou, e sua esposa para a execução da mulata Madonna retratadas no teto da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto.
Manoel da Costa Athaide distingue-se como um dos principais nomes do Rococó pintura de Minas Gerais no início do século 19. Como todos os artistas da época, sua actividade como pintor incluído o dourado ea coloração da carne de imagens esculpidas e elementos decorativos, murais e painéis pintados, mas principalmente a pintura decorativa de Igreja forros e tetos.
Sua obra mais bem sucedida foi novamente realizado em colaboração com Aleijadinho, na Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, Athaide pintou o teto da nave da capela, com o tema central da Assunção da Virgem, legando para nós um dos mais perfeitos exemplos da pintura de perspectiva a partir do Brasil período colonial.

O filho de imigrantes Português, não está claro como Athaide recebeu a sua formação artística.

Seu pai, Luiz da Costa Athaide, faz uma aparição nos registos das ordens religiosas como um prestador de serviços não especificados, sendo provável que ele contribuiu para a formação de seu filho.

Em 1818, ele recebeu uma certificado do Senado da Câmara de Mariana como um "professor de artes de arquitetura e pintura ".

O alto valor artístico de Manoel da Costa Athaide reside na superioridade técnica de seus trabalhos, marcado pelo desenho em perspectiva perfeita, pela harmonia cromática e pelo desenho expressivo que já
foram mencionados.

O artista também ficou conhecido, no entanto por seus anjos mulatos e virgens, inspirado por sua amante e filhos."
 

Manuel da Costa Ataíde

Teto da nave da igreja de São Francisco de Assis
Ouro Preto (Brasil) 1801, parte central