domingo, dezembro 16, 2007

O RIO e a A.A.G.







Desde 1998 que O RIO entrou na minha vida, através de Brito Apolónia e Lourivaldo Guerreiro, que tiveram a delicadeza de me entrevistar para a edição #7 de 1 a 15 de Março de 1998.













Depois foi a primeira colecção de cromos, "Imagens do Concelho da Moita", que a partir do #10 de 15 de Abril de 1998 e durante um ano foi sendo publicada no RIO.























Nessa mesma edição a capa do RIO foi ilustrada pelo meu painel de azulejos dedicado aos 20 anos do 25 de Abril de 1974.
(O RIO então não tinha cores mas eu aqui optei por colocar a versão colorida do painel, que saiu a preto e branco na edição #10)

Desde essa altura O RIO sempre publicou notícias da Azulejaria Artística Guerreiro e também de eventos relacionados com a A.A.G. como o fez com a abertura dos Arquivos Guerreiro em 1 de Janeiro de 2001 onde Delei aparece também pela primeira vez e se torna também um amigo do RIO e de Brito Apolónia.

A contribuição que O RIO deu à A.A.G. é imensa e tem sido constante, a amizade entre eu e o Brito, fortaleceu-se durante estes 10 anos de publicação do jornal O RIO.


Delei tornou-se um cidadão Alhos Vedrense graças ao RIO e quase todos os anos tem vindo do Brasil para aqui, onde tem pintado azulejos e feito diversas exposições nos Arquivos Guerreiro, todas elas foram noticiadas no RIO e nunca houve uma troca monetária entre a A.A.G. e o RIO, nas colecções de cromos a troca de publicidade foi paga em azulejos pintados e as notícias da A.A.G e de Delei foram feitas pelo Brito por sua livre iniciativa e também pelo gosto e apreço que esse Senhor tem à Arte e à Arte que sai da Azulejaria Artística Guerreiro.


A minha estima pelo Brito e o meu amor pelo jornal O RIO, são por isso as mais elevadas e tudo fiz para que ele continuasse, quando ameaçou fechar pela primeira vez, inclusive angariar publicidade.


Felicito pois o Brito Apolónia e O RIO por estes dez anos de luta pelo jornalismo livre e independente dos poderes.
Recuso-me por isso a acreditar que O RIO venha de novo a encerrar e desde já me encontro disponível para tudo fazer de novo que impeça esse trágico acontecimento que seria o encerramento do ÚNICO meio de informação com sede no Concelho da Moita.
Eu e Delei estamos preparando um evento Artístico que brevemente noticiaremos, de apoio e solidariedade para com O RIO e para com Brito Apolónia.
Um grande Bem Haja a esse Homem e cá estaremos sempre solidários para com O RIO !
Disponha...
Luís Cruz Guerreiro e António Delei Amorim

2 comentários:

Skiweb disse...

De certeza que a perca ou melhor, o fecho de O RIO é uma perca para todos.
Ficamos mais pobres no que respeita a uma informação regional e não só.
Esperemos que não seja assim, e que as águas voltem a correr livres nas páginas de O RIO.
O meu espaço está disponível para qualquer apoio no âmbito do evento de que falas.
Um abraço.

Skiweb disse...

Apesar de tudo sempre ficamos com a edição Online...
Um bom Natal ai para essas bandas:))